quarta-feira, 2 de março de 2011

Bibliotecarol

Esta página e projeto estão em Construção. O referencial da Bibliotecarol teve como mote principal o que fazer com os livros da Carol, uma menina de 12 anos que, infelizmente, veio a falecer e que gostava muito de ler. Daí ao ler sobre uma coisa muito interessante relacionada a isso no blog Livros e Afins, verificamos que o Alessandro Martins falava da importância de fazer o livro circular, tipo assim, um livro numa prateleira de casa, sem ser lido não estava cumprindo a sua missão. O que fazer? Possibilitar que as pessoas pudessem ler mais livros e fazer isso da forma o mais acessível possível. Como? Montar uma biblioteca diferente em que não tem registro e não tem empréstimo. O compromisso é com ler e fazer com que outros leiam. Ele fala da experiência da Bibloteca Pote de Mel, que é numa padaria e funciona mais ou menos neste esquema.  

No caso da Bibliotecarol a idealização está sendo trabalhada. Já fizemos contato com o Colégio Santa Cecília, aqui em Fortaleza-CE, para conversar com os meninos da sala. Vamos falar da páscoa da Carol e também da Bibliotecarol e pedir contribuições, até porque pensamos que deve ser uma ação coletiva envolvendo também os meninos, com o apoio do blog. Terá o sentido de prestar homenagem à Carol, mas o fim é a questão da leitura e da promoção da leitura para os pequenos e adultos também.

Pensamos, então, que devemos ter uma forma de obter livros e fazê-los circular. Mas também precisamos ter espaço e algum processo de motivação, que poderia ser em forma de reuniões mensais para promover essa onda de leitura e trocas de idéias.

Também pode ser interessante tocar isto tudo com musica. É por isso que o projeto focará também na questão de ter a edição de um conjunto de músicas e por que não (?) um CD. Por isso, o nome central da biblioteca poderia ser BIBLIOTECANTAROLANDO. E o verbo: Bibliotecantarolar. É esse verbo que queremos fazer reproduzir!

Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário