Acabo de ser informado pelo José Alci de Jesus que a Biblioteca Pote de Mel, entre outras iniciativas, inspirou uma ação de compartilhamento de livros promovida pela Associação de Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil.
  • Conheça o conceito da Biblioteca Pote de Mel: uma biblioteca que funciona em uma panificadora, você pega um livro e devolve quando quiser, sem prazo de devolução. Não há carteirinha e você não precisa avisar ninguém se está tomando emprestado ou devolvendo.
José Alci enviou-me o seguinte email:
Caro Alessandro,
Inspirados em ideias que estão por aí e, em especial, na Biblioteca Pote de Mel, fizemos nos dias 01 e 02.04.2011, junto à 39ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, a primeira ação do que estamos chamando de Bibliotecantarolar. O momento contou com um espaço lúdico de convivência e leitura e do evento em si (compartilhamento de livros que foram lidos, foram considerados bons e estão em bom estado de conservação).
O público trabalhado foi o conjunto dos representantes da Associação dos Funcionários do BNB que estavam na reunião, isto é, aproximadamente 150 pessoas. No espaço lúdico foram disponibilizados 161 itens, entre Livros, CDs e Vídeos, todos culturais, muitos fruto de editais públicos. Consideramos que para começar está bom, haja vista que esse momento se realizará a cada semestre nos próximos três anos.
Envio essa mensagem buscando trocar informações sobre o que você pensa sobre isso e como poderia melhorar essa ação. Estou articulando com um clube da cidade para implantar uma biblioteca, com a filosofia de compartilhamento lá. No blog Ser Encontro, há uma página Bibliotecarol que tem algumas informações.
Minha dica é procurar um estabelecimento que por si só tenha grande circulação de pessoas, como é o caso de uma panificadora ou padaria. A intenção é levar os livros para onde o público está e não esperar que ele entre em um lugar chamado “biblioteca”. Tenha sempre em mente também que o objetivo de uma biblioteca dessas não é o acervo, pois para isso existem outras modalidades de biblioteca