sábado, 6 de agosto de 2011

Depoimento de Rayanne Colares Pinheiro no Bibliotecantarolar na 39ª RCR

Nos próximos dias 26 e 27.08.2011, em São Luís-MA, vai acontecer a 40ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil - AFBNB. É uma oportunidade ímpar em que se reúnem representantes de mais de 11 estados do país, especialmente do Nordeste, para discutir questões fundamentais para o desenvolvimento da Região, para o fortalecimento do BNB e para a valorização dos trabalhadores.

Mas também é um momento de formação e de cultura, na medida em que desenvolvimento também é cultura.

O blog Ser_Encontro se orgulha de participar da 40ª RCR promovendo o Espaço Lúdico de Convivência e Leitura, por meio do Bibliotencarolar_Afbnb, em sua segunda edição.

Para comemorar esse momento, apresentamos abaixo o vídeo com a fala da Rayanne, fala relativa à 1ª edição do Bibliotecantarolar_Afbnb, assim como a resenha que ela fez de um título obtido no Espaço Lúdico. Obrigado Rayanne, contamos sempre com você. Abraço,

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oi Alci,
só agora tive tempo de assistir o documentário e escrever a resenha para o blog,conforme me comprometi com vc.Diante mão, peço perdão pela demora e ressalto que para mim é um imenso prazer poder contribuir escrevendo p/ o seu blog. Estou enviando,logo abaixo, a resenha crítica do documentário "Até onde a vista alcança",assim que tiver um tempinho envio a resenha do outro documentário.Espero que vc goste!
Resenha Crítica:
Documentário – “Até onde a vista alcança”
Por Rayanne Colares Pinheiro*


“Até onde a vista alcança” retrata a vida das famílias pertencentes às comunidades quilombolas do Sambaquim e Riachão do Sambaquim localizadas na zona rural do município de Panelas - PE. Formada por descendentes de uma população negra do extinto Quilombo de Palmares, essas famílias nunca obtiveram o registro oficial de suas terras, terras estas, que foram “compradas” por fazendeiros da região. O documentário que conta com a brilhante direção geral e de fotografia de Felipe Peres Calheiros, traz a história de labuta de um povo, que mesmo diante inúmeras adversidades, ainda cultivam manifestações culturais, peculiares à comunidade, através da dança, canto, cirandas e marzucas. Narrando a trajetória percorrida para a realização de um sonho coletivo que emergiu de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaqui e Riachão do Sambaquim, a obra narra como a mobilização que envolveu ambas as comunidades por meio da soma de esforços e da realização de um bingo, cuja renda arrecadada foi destinada a locação de um ônibus para levar os moradores das comunidades para conhecer o tão sonhado mar. “Até onde a vista alcança” conta mais que uma história, a obra nos remete à esperança de nunca deixar de batalhar pela realização dos nossos sonhos, e mais, nos faz acreditar na transcendência dos obstáculos que nos separam dos mesmos.
(*) Rayanne Colares Pinheiro é jornalista, orkuteira, twitteira e facebookeira de plantão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário