sábado, 26 de novembro de 2011

A Produção de Um Livro Independente, Parte VI

No capítulo Ficção, Ellen Lupton, explica as dez etapas, cansativas, maçantes, mas absolutamente essenciais para a criação de um livro para impressão sob demanda:

  1. Escreva um livro - Isto é fácil!
  2. Escolha os serviços de uma gráfica - Existem vários fornecedores que podem lhe oferecer impressão digital, distribuição on line e um ISBN. No Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro alguns fornecedores, além desses serviços, também farão o design e editarão o livro, cobrando tarifas adicionais. Os livros são impressos e entregues um a um, à medida que os clientes fazem os pedidos. Você estabelece um preço que inclui direitos autorais sobre o custo de produção.
  3. Escolha um formato - o tamanho ou o formato de seu livro afetará o número de páginas e, por consequência o seu volume.
  4. Edite seu livro - O autor precisa de um editor. Alguém com bons conhecimentos de gramática que tenha tempo para ler seu texto com atenção e detectar erros, inconsistências, furos na trama e outros problemas.
  5. Faça o Design de seu livro - A maioria dos serviços de gráfica expressa trabalha com arquivos em PDF, utilizando InDesign ou QuarkPress. Você precisa manejar o software para produzir o seu livro ou contratar alguém para fazê-lo.
  6. Faça o Design da capa - Capa é uma ótima ferramenta de venda. É um bom item para gastar.
  7. Solicite uma prova - Leia-a com cuidado. Faça correções. Repita. Depois de publicar formalmente o seu livro on-line (com o ISBN), terá o produto final e qualquer alteração que você faça custará dinheiro.
  8. Peça outra prova - Agora não é hora de correr. No mundo editorial os livros passam pela revisão várias vezes e seu livro merece o mesmo cuidado e atenção. Revise seu livro várias vezes.
  9. Publique seu livro - Quando você estiver pronto, realmente pronto, publique-o.
  10. Comercialize o seu livro - Faça um site. Dê festas. Envie exemplares para críticos. Ligue para as livrarias locais. Promova leituras em bares, bibliotecas, centros comunitários, postos de gasolina - qualquer lugar que você encontre público. Ninguém lerá seu livro se você não comentar sobre ele. Mesmo um livro publica por um editor depende de amor e energia infinitos de seu autor para que seja divulgado. Ame o seu livro, e não o deixe morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário